:: Notícias
Segunda-feira, 09 de Junho de 2014 Nutrição
Fonte : www.portaldiabetes.com.br

O que um diabético pode comer em festas juninas ?
Cada festividade tem seu ritual, música específica, danças e, como não poderia deixar de ser, seus pratos típicos. Geralmente, esses pratos abusam de condimentos, das gorduras ou do açúcar e, quando a pessoa exagera, acabam sempre mostrando o resultado nos ponteiros da balança. Assim é no Natal, no Ano Novo, na Páscoa e, sem fugir à regra, no mês de junho, quando a comemoração das datas de São João, São Pedro e Santo Antônio anima as noites com fogueiras, quadrilha, muito quentão e doces...

Se nessa época todos precisam ficar atentos para não passar do ponto, o diabético, muito mais. Mas é possível se entregar às delícias que tanto caracterizam a cultura brasileira, como o pé-de-moleque, a batata doce, a canjica e a cocada, entre outras tentações e, mesmo assim, manter a linha e a glicemia em ordem. Quem dá as dicas de como tornar isso possível é a nutricionista Flora Lys Spolidoro, consultora em nutrição e que dirige a Day by diet, loja de produtos dietéticos comercializados em praticamente todos os Estados brasileiros.

Flora Lys Spolidoro – “Alguns doces típicos das festas juninas já são produzidos em composição dietética, sem açúcar, e outros, de mais simples elaboração, podem ser feitos em casa. O diabético, porém, deve ter sempre em mente que não basta tirar o açúcar, é preciso complementarmente reduzir a gordura do alimento. Caso contrário, o excesso de gordura acaba se transformando também em glicose no organismo e tem o efeito adicional de levar ao ganho de peso, uma vez que a gordura é mais calórica do que o carboidrato.

Cada produto tem suas características e em cada um o açúcar interfere de maneira diferente. Ele é responsável, por exemplo, pela textura e pelo brilho do quindim e, em outros itens, colabora para o resultado final na maciez e crescimento. Por isso, quando substituímos o açúcar pelo adoçante temos de fazer uma verdadeira reengenharia do produto, para não se perderem características de brilho ou maciez. Ao mesmo tempo, como o açúcar é conservante, precisamos conseguir que o produto dietético tenha a mesma, ou quase a mesma, durabilidade. O que não se consegue, entretanto, é obter a cristalização que o açúcar permite e, por isso, esse é um sinal para o qual o diabético deve ficar atento quando quiser saber se um produto é adoçado com açúcar ou adoçante. Se ele cristalizar, é açúcar. A única exceção fica para o doce de leite, porque a lactose ajuda a cristalizar.

É recomendável que, quando for consumir um doce dietético, o portador de diabetes verifique no rótulo qual é a composição do produto, para evitar consumir aqueles que mantêm ou tiveram aumentada a quantidade de gordura em sua fabricação. O pé-de-moleque, por exemplo, fica mais gorduroso se simplesmente se substitui o açúcar pelo adoçante, porque então é preciso aumentar a quantidade de amendoim. A solução que encontrei foi usar a soja na composição do doce. Já o melado foi substituído pelo leite condensado diet. Na cocada, também para evitar aumentar a quantidade do coco e, por conseguinte, a gordura, utilizo fibra de mandioca.

Doces como o arroz doce ou a canjica ou cural podem ser feitos facilmente em casa, substituindo-se o açúcar por adoçante. Mas, seja qual for o prato típico que o diabético consumir nas festas juninas – incluindo batata doce, pinhão, pipoca e outros – ele deve lembrar-se de que não pode abusar. O doce dietético pode ser consumido no lugar de uma fruta, por exemplo. Se souber que vai a uma festa junina e que corre o risco de comer além do recomendável, a pessoa pode também diminuir o pão, o arroz ou a batata nas refeições anteriores.

O ideal é que, se for inevitável sair da linha nesses dias, deve-se procurar fazer uma dieta menos calórica uns dois dias antes da festa e outro tanto depois, com menor ingestão de carboidratos e maior consumo de verduras. Outra recomendação é dedicar, nesse período ainda mais do que normalmente, algum tempo para uma caminhada ou para algum outro tipo de exercício, para queimar os excessos com maior tranquilidade."

Fonte : "Diabetes Nós Cuidamos "
clique aqui para imprimir IMPRIMIR clique aqui para enviar um e-mail ENVIAR PARA UM AMIGO

Links Relacionados :

 

 
logo prefeitura
logo
novartis
unime
cabralia
oticas-carol
unimed
lap
aeromeds
lidi
bio
cidadelie
 
 
Diabetes : Um Mal Silencioso
Ainda Não Existem Enquetes!
 
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
     
     
 
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
     
   
 
 
 
 
Mutirão
Prefeitura de Itabuna garante apoio ao 10º Mutirão
Cuidados especiais
Diabetes gestacional: 10% das mulheres desenvolve
Fique por dentro
Andar de bicicleta regularmente poupa visitas ao m
Orientações
Dicas simples para identificar sinais de diabetes
Últimas notícias
Aprovado Transplante Revolucionário para Diabetes